Estudantes sentados conversando sobre as profissões mais promissoras nos EUA

As profissões mais promissoras nos EUA

Conheça as carreiras com mais futuro nos Estados Unidos e veja as vantagens que fazer faculdade por lá oferecem na corrida por uma vaga no mercado.

Saber quais são as profissões mais promissoras dos EUA pode ajudar na hora de escolher qual curso fazer e qual carreira seguir no futuro. Mas nem sempre é fácil tomar essa decisão. 

Para quem vai estudar nos Estados Unidos, em busca de ensino de excelência e crescimento pessoal, vale a pena prestar atenção nas profissões que estão mais em alta por lá, principalmente porque a escolha da carreira em muitas universidades americanas não precisa ser feita antes de ingressar na faculdade. Ela pode ser feita no decorrer do curso.

As áreas da gestão, tecnologia e marketing estão em todas as conversas quando o assunto é profissões em alta nos EUA. A demanda por este tipo de trabalho sempre foi grande e só vem aumentando nos últimos tempos. 

Dentro e fora destas grandes áreas, hoje há profissões ou carreiras das quais nem se ouvia falar 20 ou mesmo 10 anos atrás. E nos Estados Unidos há uma imensa variedade de cursos que abastecem constantemente este novo mercado com novos profissionais.

Você conhece, por exemplo, o trabalho do arquiteto corporativo? Spoiler, ele não ajuda a construir os escritórios e as instalações de uma empresa.

A seguir você vai conhecer esta e outras profissões, emergentes ou não, e saber ainda quais terão os melhores mercados nos Estados Unidos num futuro próximo.

As profissões mais promissoras dos EUA

Algumas carreiras demonstram aos analistas que nos próximos anos serão cada vez mais essenciais no mercado americano. Uma das principais delas é a de especialista em marketing ou analista de mercado, essencial para qualquer tipo de negócio.

Estima-se que até 2026 serão abertas cerca de 130.000 vagas nos Estados Unidos nesta área, e que haja um crescimento de 23% de 2016 a 2026. Quem trabalha como analista de mercado nos EUA ganha em média U$ 5.200,00 por mês

A contabilidade, também presente e necessária em todos os tipos de empresas, prevê uma demanda de profissionais bastante grande também, com uma estimativa de 140.000 vagas nos próximos 4 anos. O salário médio mensal nesta área é de aproximadamente U$ 5.700,00. 

Outra área com espaço garantido no mercado é a de analista de gestão, bastante procurada por quem cursa business. É esperado que se abram 95.000 vagas até 2026 nos EUA para estes profissionais, que recebem um salário médio de U$ 6.700,00 por mês.

Também na área de business, o gerente de operações será bastante requisitado. Estima-se que se abrirão cerca de 200.000 vagas neste mesmo período para esta função, que tem um salário médio mensal de U$ 8.275,00 nos EUA.

Na área de tecnologia, cada vez mais importante, o engenheiro de software deve ser um dos mais procurados nos próximos anos. Mais de 250.000 vagas no mercado americano devem ser abertas até 2026 para engenheiros de software, que ganham em média U$ 8.340,00 por mês.

De olho na inovação

Entre algumas das mais bem pagas carreiras nos Estados Unidos há algumas profissões não tão comuns ou não tão difundidas por aqui. Uma delas é o arquiteto corporativo. Com uma média salarial de U$ 122 mil por ano, este profissional da área de tecnologia (não da arquitetura) é responsável por garantir que a empresa use a arquitetura ideal nos sistemas de tecnologia.

O objetivo é reduzir custos, aumentar a flexibilidade e regular os ambientes de tecnologia. Tudo no sentido de buscar os melhores resultados para a empresa e aumentar a vantagem competitiva por meio da TI.

Nos Estados Unidos, o advogado corporativo também é muito valorizado. Este advogado trabalha só para uma empresa, contratado por ela, e não para um escritório que atende várias empresas. O salário médio anual do advogado corporativo por lá é de U$ 117,5 mil.

Algumas novas áreas também têm excelente demanda, são bastante valorizadas nos Estados Unidos e consideradas fortes dentro de um futuro próximo. Entre elas estão inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia e segurança cibernética.

Para trabalhar nessas áreas, o ideal é procurar nas universidades cursos que se relacionam direta ou indiretamente com elas. Para trabalhar com IA, por exemplo, o diploma de bacharel em ciência da computação ou engenharia da computação deve ser o caminho. Uma pós em inteligência artificial com certeza pode ajudar na inserção no mercado. 

Para atuar com nanotecnologia, os cursos de bioengenharia, engenharia química, engenharia elétrica ou ciência dos materiais são recomendados. Mais uma vez, uma pós na área é aconselhável.

Os cursos de ciências biológicas, ciências químicas, engenharia biomédica, microbiologia ou algum similar se alinham com a biotecnologia.

Para quem se interessa por segurança cibernética, há várias opções de cursos também. Entre eles estão ciência da computação, engenharia da computação e ciência da informação.

Vantagens de estudar nos Estados Unidos

Quando se fala em carreira ou profissão, uma das principais vantagens de fazer a faculdade nos Estados Unidos é não ter que escolher o curso que você vai fazer antes de ingressar. Na maioria das universidades o aluno pode definir o curso, seu major, até o final do segundo ano.

E ainda pode fazer double major ou um minor, saindo com dois diplomas. Mesmo quem decide logo no início tem bastante facilidade para trocar, caso queira, sem ter que recomeçar ou tentar ingressar novamente. Este processo por lá é geralmente muito simples.

Outra grande vantagem é que as faculdades oferecem grades curriculares bastante flexíveis, com muitas opções de disciplinas, e você pode montar seu curso focando nos seus principais interesses.

Então, se você está fazendo faculdade de business e quer focar em marketing ou em contabilidade, por exemplo, você pode direcionar suas disciplinas para estes campos específicos.

Além disso, quem estuda nas universidades americanas já larga na corrida para o mercado com uma grande vantagem, que é o desenvolvimento da soft skills.

Seja qual for a instituição, grande ou pequena, em grande metrópole ou no interior, todas têm a preocupação de, além de ensinar o conteúdo da melhor forma, desenvolver soft skills em seus alunos.

A prova disso é a imensa variedade de disciplinas que os alunos podem optar por fazer, especialmente nos dois primeiros anos de curso. Muitas delas focam no desenvolvimento de soft skills, como pensamento crítico, trabalho em equipe, oratória, solução de conflitos, resolução de problemas, tolerância, abertura para feedback e capacidade de ouvir.

Nas universidades americanas, não só as disciplinas eletivas ou básicas trabalham estes conceitos. Durante todo o curso estas habilidades são enfatizadas e bem trabalhadas.

Mas para quem é um estudante internacional, tudo isso se potencializa fora da sala de aula. Sem perceber, o aluno já trabalha todos estes conceitos no seu próprio dia a dia, ao ter que lidar com tantas novidades, diferenças e aprendendo a fazer coisas que não fazia antes. A participação nas inúmeras opções de atividades extracurriculares também reforça estas habilidades. 

Além disso, a multiculturalidade com a qual todos se deparam nas universidades americanas, convivendo diariamente com pessoas de backgrounds tão diferentes, gera um aprendizado gigantesco e traz muita flexibilidade e tolerância. E, claro, ajuda a construir uma networking internacional super potente.

Se você quer se preparar para estudar nos Estados Unidos e aproveitar uma dessas profissões promissoras, venha conversar com a gente e entender como podemos ajudar.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?