Faculdade Ivy League é sinônimo de prestígio acadêmico.

Conheça as universidades da Ivy league

Algumas instituições de ensino falam por si mesmas e praticamente dispensam introduções e apresentações. É o caso das universidades que fazem parte da chamada Ivy League e que sempre figuram em posições privilegiadas nas listas de melhores faculdades de todo o mundo.

Conhecidas por seu prestígio, as universidades da Ivy League têm histórias que já duram séculos e por elas passaram algumas personalidades históricas difíceis de esquecer devido à sua importância em descobertas científicas e em várias outras áreas importantes para a sociedade.

Mas afinal, quais são essas universidades? O que é a Ivy League? Continue a leitura e tire algumas de suas principais dúvidas sobre o tema, além de descobrir quais são as universidades que fazem parte dessa lista. Boa leitura!

O que é a Ivy League?

Antes de conferirmos as universidades em si, que tal conhecermos um pouco sobre esse termo e entendermos a sua definição de maneira mais prática e objetiva? Vamos lá!

Embora hoje seja vista como uma lista prestigiosa e que seleciona universidades de altíssimo nível acadêmico e padrões bem definidos, a Ivy League não teve o seu início como uma espécie de clube de universidades de qualidade. Quando surgiu, o termo se referia a algo bem diferente: os esportes.

É isso mesmo! No início, a Ivy League nada mais era do que uma conferência esportiva entre oito universidades dos Estados Unidos. Conforme as equipes esportivas dessas universidades foram ganhando prestígio e patrocínio, essas instituições passaram a ser conhecidas como instituições de renome e bastante seletivas, em que apenas os melhores poderiam estar.

Com o passar dos anos, portanto, o termo foi ficando cada vez mais abrangente, se voltando para a área educacional e histórica dessas instituições. Desde 1960, então, o conceito é muito mais utilizado voltado para esse sentido do que apenas para definir uma liga esportiva.

Quais universidades fazem parte da Ivy League?

Agora que já compreendemos a origem do termo Ivy League, chegou a hora de vermos quais são as universidades que fazem parte desse seleto grupo. !

Universidade Brown

A história da Universidade Brown começou em 1764 e, desde então, ela é reconhecida como uma das melhores instituições de todo o mundo. Seu campus é muito grande e conta com mais de 200 prédios, o que faz com que fique fácil perceber que por aqui é possível seguir praticamente qualquer rumo em termos de educação.

Outra vantagem de estudar nesse ambiente é a multiculturalidade de seus alunos. Há pessoas das mais diversas nacionalidades espalhadas pelo local, o que faz da experiência universitária uma grande oportunidade de crescimento pessoal e contato com culturas e povos diversos.

Universidade Columbia

Lar de vários ganhadores do prêmio Nobel, e de algumas das mais importantes descobertas da área médica, a Universidade de Columbia foi a pioneira no curso de Medicina nos Estados Unidos. Por isso, ainda hoje, ela é vista como uma universidade de referência para a formação de futuros médicos.

Além disso, essa instituição é de verdadeira excelência em muitos outros campos e a sua localização privilegiada (em Nova York, uma das maiores cidades do planeta) possibilita ao aluno estrangeiro uma boa qualidade de vida e a integração de verdade com o estilo de vida americano.

Dartmouth College

Com um belo campus, a faculdade Dartmouth é a personificação da experiência de graduação nos Estados Unidos. Por aqui, é possível alçar voos muito altos e realmente personalizar o seu ensino, graças à flexibilização de presença em alguns cursos e a inúmera gama de possibilidades de caminhos a se tomar dentro da universidade.

Isso faz com que essa seja uma ótima opção de faculdade para pessoas com um pensamento mais veloz e que não conseguem ficar paradas em um mesmo local, já que Dartmouth permite a realização de estágios e intercâmbios com uma facilidade muito maior que algumas das outras instituições.

Universidade Cornell

A Universidade Cornell também é o lar de vários ganhadores do prêmio Nobel, além de outras premiações importantes nas mais diversas áreas. Isso se dá graças a pluralidade de seus cursos de graduação: são literalmente milhares de opções de escolha entre os mais variados setores da educação.

Outra vantagem é a sua localização, que também é no estado de Nova York. Por isso, os estudantes podem realmente viver a experiência norte-americana e conhecer alguns dos locais mais importantes dos Estados Unidos com apenas alguns passos.

Universidade Princeton

Princeton é uma universidade de presidentes. Por aqui, já passaram vários nomes que já se sentaram no principal salão da Casa Branca como líderes supremos do Estado norte-americano. Só com isso, já podemos perceber que essa universidade não está para brincadeiras, certo?

Conhecida pelo seu ensino de altíssima qualidade, Princeton é uma das melhores opções para pessoas que queiram seguir uma carreira nas ciências humanas.

Isso não quer dizer, é claro, que seus cursos nas áreas de exatas deixem a desejar! Eles são, assim como os outros, capazes de formar profissionais de primeira linha em suas áreas.

Universidade Yale

O campus da Universidade Yale é, sem dúvidas, um dos mais bonitos de todo o mundo. Por isso, caminhar por esses corredores é uma honra para as pessoas que valorizam uma bela arquitetura. Além disso, o ensino ofertado nessa faculdade não deixa a desejar para nenhuma outra.

Assim como acontece em outras universidades da Ivy League, Yale é o lar de muitos estudantes estrangeiros, fazendo com que a experiência de estudos por aqui seja muito plural e enriquecedora.

Universidade Harvard

Harvard praticamente dispensa apresentações, não é mesmo? Essa é a faculdade mais antiga e mais popular de todo o país e, portanto, fazer parte do seu seleto grupo de alunos é um desejo da grande maioria dos estudantes.

É impossível falar de Harvard sem citar a sua relevância na história dessa nação e de muitas outras. Aqui, estudam pessoas de todo o mundo e são formadas as melhores mentes de cada geração.

Universidade da Pensilvânia

A Universidade da Pensilvânia é conhecida por abrigar a Wharton School, considerada a escola de Business mais competitiva do mundo!

Como é de se esperar no caso de universidades da Ivy League, por aqui passaram nomes difíceis de esquecer, que vão desde pessoas do campo tecnológico (como é o caso de Elon Musk) a nomes importantes na área artística.

Por fim, vale a pena salientar que as universidades da Ivy League, embora incríveis, não são as únicas instituições de renome e qualidade nos Estados Unidos.

Outras instituições, como é o caso da Universidade da Califórnia, Stanford e do M.I.T, também têm o mesmo status e qualidade de uma faculdade da Ivy League.

Como podemos ver, essas instituições são de excelente qualidade e contam com alguns dos melhores corpos docentes de todo o mundo. Estudar aqui é garantia de obter uma educação referência em qualquer área e conseguir oportunidades únicas em qualquer lugar do planeta.

Gostou deste texto? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novas publicações em primeira mão, direto na sua caixa de entrada.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?