Descubra agora quais são as melhores universidades do mundo

Você provavelmente já deve ter escutado falar de Oxford, Harvard e algumas outras instituições de ensino que são grandes modelos mundiais. A fama que elas têm não é por acaso: anos e anos de prestígio, excelência e liderança nos grandes rankings que avaliam a educação superior fazem com que sejam reconhecidas como as melhores universidades.

Um desses rankings é o da Times Higher Education (THE), uma tradicional revista inglesa. Anualmente, a THE avalia pontos relacionados à reputação, ao ambiente e às pesquisas acadêmicas e publica uma lista com as instituições mais bem-conceituadas do mundo. Por ser grande referência no assunto, seu resultado tem importância fundamental no universo da educação superior.

Quer conhecer melhor as universidades que vêm liderando esse ranking? Confira!

Universidade de Oxford

Considerada a melhor universidade do mundo, a tradicional Universidade de Oxford fica na cidade de Oxford, na Inglaterra. Essa é nada mais e nada menos do que a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo — sua fundação remete ao ano de 1906.

A qualidade de Oxford é refletida na trajetória de muito dos seus ex-alunos. Lá se formaram 27 ganhadores do prêmio Nobel, além de vários líderes políticos de dentro e fora da Inglaterra — o ex-primeiro-ministro David Cameron e o ex-presidente americano Bill Clinton são exemplos.

Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge é mais uma instituição britânica a liderar o ranking de melhores universidades. Localizada em Cambridge, na Inglaterra, é a segunda mais antiga do país, ficando atrás apenas de Oxford.

Entre seus alunos notáveis, estão grandes nomes da ciência, como Isaac Newton, Charles Darwin e Francis Bacon. Além disso, mais de 90 dos ex-alunos e professores foram vencedores do prêmio Nobel.

Instituto de Tecnologia da Califórnia

Com aproximadamente 2 mil alunos, o California Institute of Technology — Caltech — vem ultrapassando grandes universidades em termos de qualidade. Voltado para as áreas de ciências naturais e engenharia, o Instituto é um destaque importantíssimo para tecnologia e pesquisa americanas.

Para ter uma ideia do tamanho de sua influência, lá nasceu um laboratório da NASA (Agência Espacial Americana), onde foram realizados estudos que ajudaram a tornar realidade a ida do homem ao espaço.

Universidade Stanford

A famosa Stanford também fica localizada na Califórnia, na região de Palo Alto, no Vale do Silício. Além de seu prestígio geral, a universidade também é mundialmente famosa por ter formado alguns dos maiores nomes do negócio e empreendedorismo.

Quer alguns exemplos? Entre seus ex-alunos e professores, estão fundadores das marcas Nike, Yahoo e Google. Somadas, as empresas cujos criadores têm relação com Stanford geram uma receita de trilhões de dólares por ano.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é uma universidade americana que fica na cidade de Cambridge, Massachusetts. Assim como o Instituto de Tecnologia da Califórnia, o MIT é reconhecido por seu destaque nas ciências e engenharia.

Responsável por importantes pesquisas de inovação, os primeiros estudos sobre jogos de videogames e software livres aconteceram lá dentro. Atualmente, a instituição conta com seis escolas: engenharia, gestão, ciências, ciências da saúde e tecnologia, arquitetura e urbanismo, e humanidades, artes e ciências sociais.

Universidade Harvard

O principal nome da educação superior americana também marca presença nos rankings das melhores universidades. A mais antiga universidade dos Estados Unidos, localizada na cidade de Cambridge, é conhecida no mundo inteiro por sua formação de excelência e tem um dos processos seletivos mais concorridos.

Nenhuma instituição tem tantos vencedores de prêmios Nobel quanto Harvard — o número chega a mais de 150. Lá se formaram grandes empresários, intelectuais e líderes políticos. Só entre os presidentes dos Estados Unidos, oito passaram por Harvard — Barack Obama, por exemplo, é um deles.

Universidade Princeton

A Universidade Princeton, de Nova Jersey, Estados Unidos, já teve Albert Einstein como professor e é responsável por formar vários nomes da política americana. Com cursos que abrangem ciências sociais, humanas, da natureza e engenharia, a tradicional instituição é uma das principais e mais bem-avaliadas.

Além de garantir o nome entre as mais prestigiadas, Princeton também é considerada uma das instituições mais bonitas e ricas dos Estados Unidos. O valor das doações que recebe anualmente é o quarto maior do mundo entre as universidades.

Colégio Imperial de Londres

Desde que se tornou uma instituição independente da Universidade de Londres, em 2007, o Imperial College London vem sendo referência em ciência, tecnologia e medicina. Atrás apenas de Oxford e Cambridge, a universidade aparece constantemente como a terceira melhor do Reino Unido nos rankings de educação.

Alto nível em pesquisas e foco em interdisciplinaridade são algumas das características marcantes do Colégio inglês. Outra de suas preocupações é relacionada à universalização do seu ensino: atualmente, há alunos de 125 diferentes países estudando no local, inclusive do Brasil.

Universidade de Chicago

A Universidade de Chicago é mais uma das americanas a ranquear com excelência. O grande diferencial da escola superior está na metodologia voltada para interdisciplinaridade. Um dos seus principais objetivos é a formação de um futuro profissional com ampla visão e conhecimento do mundo.

Entre seus ex-alunos famosos, destacam-se Carl Sagan — cientista e astrônomo conhecido por seus livros de divulgação científica —, e Philip Roth — importante escritor americano.

Universidade da Pennsylvania

Em décimo lugar na lista de melhores universidades da Times Higher Education, a Universidade da Pennsylvania, localizada na Filadélfia, é uma das instituições que compõem a Ivy League, grupo formado entre as 8 mais tradicionais e antigas universidades dos Estados Unidos. UPenn, como é conhecida, possui entre suas faculdades a The Wharton School, considerada a melhor escola de business do mundo, em que se formaram figuras célebres como o CEO da Tesla, Elon Musk.

O Brasil no ranking

A universidade brasileira mais bem colocada na Times Higher Education é a USP, que ocupa a posição 250-300º do ranking. Outra universidade que também aparece no ranking é a UNICAMP, que ocupa a posição 401-500º.

 

Com o ranking de melhores universidades da Times Higher Education, é possível perceber que cada uma das dez primeiras listadas tem todo um histórico de desempenho notável. É interessante observar, também, que Reino Unido e Estados Unidos saem na frente como países onde se concentram as melhores instituições. Esse, sem dúvidas, é um ponto decisivo na hora de escolher onde cursar o ensino superior fora do país.

E aí, gostou deste artigo? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e continuar descobrindo informações valiosas sobre estudar no exterior!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?