É possível se preparar para os vestibulares do Brasil e do exterior ao mesmo tempo? - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

É possível se preparar para os vestibulares do Brasil e do exterior ao mesmo tempo?

Ingressar em uma boa universidade é o desejo de muitos. No entanto, a preparação para o processo seletivo de cada universidade ou até mesmo para cursos diferentes pode variar. Essas divergências fazem com que muitos estudantes fiquem sem saber o que fazer, principalmente quando falamos sobre o vestibular no Brasil e no exterior.

Felizmente, é perfeitamente possível se preparar simultaneamente para as duas situações e ficar fera o suficiente para enfrentar qualquer obstáculo que aparecer em seu caminho.

Não sabe como? Tem dúvidas sobre como se preparar simultaneamente para esses testes? Acompanhe este texto e confira algumas dicas práticas para tornar esse processo muito mais simples. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre o vestibular no Brasil e no exterior?

Você já deve conhecer bem o processo de ingresso no ensino superior no Brasil. Atualmente, ele é feito ou por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou por vestibulares específicos para universidades (como é o caso da FUVEST, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo).

Já no caso das universidades do exterior, o processo seletivo é, na maioria das vezes, um processo holístico que envolve a análise de alguns critérios. Os norte-americanos também têm o seu equivalente ao ENEM, conhecido como ACT ou SAT; e além do exame padronizado, geralmente as instituições avaliam os seguintes critérios:

  • notas escolares, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;
  • exame de proficiência em língua inglesa, como o TOEFL e IELTS;
  • avaliação de atividades extracurriculares;
  • redações;
  • cartas de recomendação;
  • entrevistas com membros das instituições.

É perfeitamente possível para um estudante realizar uma preparação tanto para os vestibulares brasileiros quanto estrangeiros. Isso irá possibilitar que o estudante tenha um leque maior de possibilidades no momento em que tiver de escolher qual universidade irá estudar. Por isso, uma ajuda especializada pode fazer toda a diferença.

Como se preparar para os processos seletivos simultaneamente?

Estudar fora do país pode parecer uma realidade impossível para boa parte dos estudantes do ensino médio. No entanto, é necessário saber que isso pode ser feito, especialmente com o planejamento adequado.

Conte com ajuda especializada

Para isso, a melhor dica é sempre contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto. Eles serão os responsáveis por guiar seus passos e garantir que todos os processos sejam vencidos com mais tranquilidade.

Consultorias especializadas podem auxiliá-lo em seu planejamento de estudo, além de condicioná-lo a compreender as disciplinas exclusivas para os testes internacionais. Outro ponto importantíssimo é o aconselhamento a fatores cruciais como a realização de atividades extracurriculares.

É perfeitamente possível se preparar para o vestibular no Brasil e no exterior ao mesmo tempo. Para isso, basta um planejamento de estudos bem feito e muita disciplina para dar conta de todos os conteúdos. Além disso, um tempo para o lazer e para descansar é fundamental para o sucesso nos estudos!

Agora que você já sabe como estudar simultaneamente para vestibulares tão diferentes, que tal permanecer sempre por dentro das nossas novidades? Assine a nossa newsletter e receba todas as novas publicações de nosso blog diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!



Comentários