Quais são as melhores universidades do Canadá? Confira! - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Quais são as melhores universidades do Canadá? Confira!

Para o jovem estudante, é crucial o momento da escolha de seus caminhos profissionais, seja pela definição do curso de graduação, seja pela decisão a respeito da universidade ideal para a efetivação da matrícula.

Nesse cenário, realizar um curso no exterior surge como ótima opção para quem deseja dar um destaque ainda maior ao seu currículo, aprender ou aprimorar uma nova língua e ganhar muita bagagem cultural a partir da vivência em outro país.

Se você está pensando sobre o seu futuro, veja em nosso artigo quais são as melhores universidades do Canadá e por que investir nesse país. Vamos lá?

Quais são as universidades mais renomadas do país?

De acordo com o ranking universitário mundial denominado Times Higher Education, que avalia mais de 1250 centros de estudo pelo mundo afora, existem 5 universidades canadenses que figuram entre as 100 melhores instituições do mundo.

Para pautar essa classificação, são levantadas questões relacionadas ao ensino, pesquisa, métodos de educação e perspectiva internacional da academia. Confira, a seguir, as melhores universidades do Canadá!

University of Toronto

A University of Toronto, também conhecida pela sigla UofT, foi fundada em 1827, sendo a primeira instituição de ensino superior existente no país. Localizada em Toronto, capital da província de Ontário, os alunos da UofT podem usufruir da maior cidade canadense.

No ranking intitulado Times Higher Education, a University of Toronto aparece como a 21ª melhor universidade do mundo. Não é por menos: o local abriga 16 faculdades acadêmicas, inúmeros centros de pesquisa e 10 hospitais para aprendizagem.

University of British Columbia

A University of British Columbia (UBC) surge na 37ª posição do ranking mundial. Localizada em Vancouver, na província da Colúmbia Britânica — costa oeste do Canadá —, esse centro de estudo é muito indicado aos alunos interessados em pesquisa, justamente pelo seu time de peso.

No quesito infraestrutura, a UBC é bastante completa. Os seus alunos podem usufruir de bibliotecas atualizadas, restaurantes, museus, teatros e ginásios de esporte. Ou seja, é um atrativo e tanto para pessoas que desejam contar com boas condições para estudo.

McGill University

Quando o assunto é corpo diversificado de alunos, a McGill é a universidade mais indicada. Esse centro de estudo atrai estudantes de mais de 150 países e conta com boas medidas de recepção e inclusão de universitários internacionais.

O foco também é direcionado aos programas de pós-graduação da instituição, agregando em torno de 40 mil alunos matriculados nessa academia. Ao todo, são 11 faculdades e diversas áreas de estudo oferecidas a quem deseja se matricular nessa universidade localizada em Montreal, na província de Quebec.

No ranking Times Higher Education, a McGill University aparece na 44ª posição entre as melhores universidades mundiais.

McMaster University

Localizada em Hamilton, na província de Ontário, a McMaster University surge como 77ª melhor universidade do mundo. Ela faz parte da U15, uma organização de universidades canadenses voltadas para a pesquisa e também apresenta um centro de estudos com áreas diversas.

Em relação às instalações acadêmicas, alunos que desejam estudar matérias nos ramos de ciência, ciência da saúde, engenharia e administração serão bem-vindos nesse local e contarão com um excelente corpo docente.

University of Montreal

A University of Montreal é considerada a 90ª melhor universidade do mundo e a segunda maior do país, ficando atrás apenas da University of Toronto. Como ela faz parte da província de Quebec, local em que o francês é oficialmente falado, o seu ponto alto é a possibilidade de aprendizado dessa língua.

Com um campus de 600 km², os estudantes podem apreciar jardins extensos, uma alta movimentação nos centros de estudo e, ainda, estudarem em cursos em tempo integral. Por esse motivo, a University of Montreal oferece uma infraestrutura completa.

Por que você deveria investir em uma universidade canadense?

O Canadá é um país que atrai muitos estrangeiros para turismo, estudo ou trabalho por conta das boas-vindas que fornece às pessoas de todo lugar do mundo. Baseado no multiculturalismo e em duas línguas oficiais — o inglês e o francês —, não é difícil criar novas amizades nesse lugar incrível.

O seu primeiro-ministro, Justin Trudeau, eleito em 2018, é o maior exemplo desse pensamento canadense: ele escolheu profissionais de diferentes gêneros e culturas para compor o seu gabinete de governo.

Por ser um país extenso, localizado no hemisfério norte, o clima no Canadá pode variar bastante a depender da região escolhida. Mas ele é, geralmente, bem marcado pelas estações. Ou seja, é possível aproveitar o frio e o calor da melhor forma possível e curtir paisagens incríveis.

Já para quem vem de fora, o país oferece ótimos aeroportos e um serviço de transporte aéreo bastante qualificado: quem escolhe esse país para estudar não se arrepende! O Canadá é encantador!

Como se preparar para o processo seletivo?

Diferentemente do Brasil, o processo para ingressar em universidades canadenses não é realizado por meio de um vestibular. Na realidade, o sistema do país avalia os anos de Ensino Médio do aluno, de modo a verificar o seu desempenho acadêmico.

Como no país o segundo grau possui um ano a mais, é necessário realizar 1 ano de bacharelado ou licenciatura em uma instituição que seja reconhecida pela universidade escolhida no Canadá. Também é possível cumprir esse requisito realizando um curso técnico profissionalizante no Canadá ou realizar a matrícula no Ensino Médio canadense e cumprir esse 4º ano diretamente no país.

Outra questão é a língua: é necessário demonstrar aptidão com o inglês, a partir de testes internacionalmente reconhecidos. O International English Language Testing System (IELTS) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) são aceitos.

Escolher uma universidade canadense, preparar-se para o seu ingresso e dar início ao curso definido não são tarefas simples. No entanto, podem ser comparadas ao mesmo nível de preparo para o vestibular em terras brasileiras. Por isso, se você tem interesse em cursar universidades do Canadá, anote as dicas mencionadas no nosso post e vá em frente.

Gostou das nossas dicas? Então veja agora como bons alunos conseguem bolsas de estudo em universidades estrangeiras!



Comentários