Quanto custa fazer faculdade no Canadá é a dúvida de muitos estudantes.

Quanto custa fazer faculdade no Canadá?

O custo-benefício de fazer faculdade no Canadá tem atraído cada vez mais estudantes internacionais. Veja quanto custa e as vantagens de estudar nesse país. 

A excelência do ensino superior e a ótima qualidade de vida nas cidades têm atraído cada vez mais estudantes estrangeiros para as universidades canadenses. A experiência mostra que essa dobradinha faz com que o custo-benefício de fazer faculdade no Canadá valha muito a pena.

Se o seu sonho é fazer faculdade no Canadá, fique por dentro dos custos envolvidos e quais são as vantagens de estudar neste país famoso por receber bem os visitantes internacionais. Siga a leitura até o final e fique por dentro de tudo!

Vantagens de fazer faculdade no Canadá

Alguns números ajudam a comprovar essa realidade. As 3 melhores universidades do país estão entre as 40 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education: University of Toronto (21), University of British Columbia (41) e Mc Gill University (49).

E de acordo com o ranking USNews para qualidade de vida, o Canadá ainda é o primeiro colocado entre todos os países do mundo.

Reconhecido por acolher muito bem estrangeiros e ser um dos países que mais recebem alunos internacionais, o Canadá é repleto de cidades limpas, organizadas e seguras, de costa a costa. Com belezas naturais em todo o território, o país ainda está entre os 10 mais eco-friendly do mundo.

Ah, então, diante de tudo isso, fazer faculdade no Canadá deve ser inacessível, você pode pensar. Não é. Os valores das anuidades e o custo de vida não diferem muito do que acontece em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, e em vários países europeus.

Em muitos casos, são consideravelmente mais baixos. Vale lembrar que o dólar canadense tem menor valor que o dólar americano

Qual o valor de uma faculdade no Canadá?

Quando se planejam gastos com um estudante no Canadá é preciso pensar em basicamente 3 fatores: tuition, moradia e alimentação. Cada um deles varia muito, de acordo com a universidade, com a localização e também com o estilo de vida de cada um.

Por isso, pode-se pensar em fazer faculdade no Canadá gastando de CAN $ 30 mil a CAN $ 75 mil por ano, aproximadamente. Essa larga margem atende, portanto, diversos “bolsos”.

O principal gasto é com a anuidade da faculdade, ou Tuition fees. Os valores são muito diversos, podem ir de aproximadamente CAD $ 15 mil a CAD $ 55 mil por ano.

Em ótimas instituições, como Mount Royal University, o valor da tuition fica próximo a CAD $ 22 mil. Na University of Alberta, 5a melhor do país, a anuidade custa CAN $ 35 mil.

Também é preciso planejar a moradia. Muitas universidades oferecem moradia no campus, o que é bastante recomendado, principalmente nos primeiros anos do curso.

Os planos anuais podem incluir também alimentação. É fundamental checar essa opção e os valores na sua pesquisa. Assim como a anuidade, estes preços podem variar bastante de universidade para universidade.

Há também as moradias fora do campus, geralmente apartamentos que podem ser divididos com outros estudantes.

Cabe a cada aluno e sua família, de acordo com o seu perfil e possibilidades, definir o tipo de moradia e alimentação pelo qual vai optar. Pesquisar no site das universidades e das regiões onde elas ficam certamente vai ajudar na hora de fazer a escolha.

O custo anual estimado na University of Alberta, por exemplo, incluindo tuition, moradia e alimentação, fica em torno de CAN $ 50 mil. Já na UBC, a 2a melhor do país, este valor fica por volta de CAN $ 60 mil. Na University of Calgary, fica próximo de CAN $35 mil.

Outros gastos, trabalho e bolsa de estudos no Canadá

Além da anuidade, da moradia e da alimentação, há outros custos que fazem parte do dia a dia do estudante durante o período da graduação no exterior. E no Canadá não é diferente.

O aluno invariavelmente vai gastar com transporte, roupas, supermercado (mesmo com alimentação no campus, os alunos fazem suas compras), passeios, lazer e outras vontades e necessidades que cada um tem.

São valores bastante particulares, que diferem muito de acordo com o estilo de vida de cada um, com as possibilidades da família e ainda com a cidade e região onde o aluno vai estudar.

Vale a pena lembrar que no Canadá os estudantes internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana. Para muita gente este acaba sendo um aspecto importante, que pode ajudar no dia a dia durante toda a jornada.

Além disso, alunos internacionais podem solicitar e obter bolsa de estudos. O primeiro passo para quem tem interesse é deixar claro durante o processo de candidatura.

Cada universidade canadense tem seu próprio critério para definir quem terá direito ao benefício e o valor que será oferecido. É preciso seguir à risca os passos de todo o processo e fornecer todos os dados e documentos exigidos.

É fundamental também pesquisar bastante sobre as características das universidades. Procure saber sobre os cursos que elas oferecem, sobre a grade curricular, o sistema de ensino, a localização, o clima e estilo de vida local.

O ideal é buscar um destino que combine ao máximo com o seu perfil. Afinal, serão 4 anos vivendo e estudando por lá.

Há 20 anos a Daqui pra Fora assessora estudantes brasileiros na preparação para o processo seletivo para universidades no Canadá e em outros países. Na turma de 2020, dezenas de alunos foram aceitos com 10% a 50% de bolsa em universidades canadenses. Só na University of British Columbia, por exemplo, 6 alunos receberam entre CAN $ 10 mil e 25 mil de benefício anual.

O que é preciso para fazer faculdade no Canadá?

O processo seletivo para ingressar em uma universidade canadense não é padrão. Os requisitos solicitados aos candidatos variam de universidade para universidade.

Em geral, as instituições costumam solicitar o histórico escolar do aluno, que inclui as notas dos últimos 4 anos da escola, a nota do TOEFL ou do IELTS (exame de proficiência em inglês) e notas de provas padronizadas (ENEM e SAT/ACT).

Em alguns casos, pode haver outras etapas. Redações, cartas de recomendação de professores e coordenadores do colégio, descrição de atividades extracurriculares e portfólio estão entre os requisitos que podem ser solicitados.

Por isso, é fundamental checar com atenção o que a universidade do seu interesse exige para poder se organizar e fazer uma boa preparação.

Se você precisa de assistência especializada para fazer faculdade no Canadá, converse com a gente e entenda como podemos ajudar nesse processo.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?