Faculdade Ivy League é sinônimo de prestígio acadêmico.

Conheça as universidades da Ivy league

Algumas instituições de ensino falam por si mesmas e praticamente dispensam introduções e apresentações. É o caso das universidades que fazem parte da chamada Ivy League e que sempre figuram em posições privilegiadas nas listas de melhores faculdades de todo o mundo.

Conhecidas por seu prestígio, as universidades da Ivy League têm histórias que já duram séculos e por elas passaram algumas personalidades históricas difíceis de esquecer devido à sua importância em descobertas científicas e em várias outras áreas importantes para a sociedade.

Mas afinal, quais são essas universidades? O que é a Ivy League? Continue a leitura e tire algumas de suas principais dúvidas sobre o tema, além de descobrir quais são as universidades que fazem parte dessa lista. Boa leitura!

O que é a Ivy League?

Antes de conferirmos as universidades em si, que tal conhecermos um pouco sobre esse termo e entendermos a sua definição de maneira mais prática e objetiva? Vamos lá!

Embora hoje seja vista como uma lista prestigiosa e que seleciona universidades de altíssimo nível acadêmico e padrões bem definidos, a Ivy League não teve o seu início como uma espécie de clube de universidades de qualidade. Quando surgiu, o termo se referia a algo bem diferente: os esportes.

É isso mesmo! No início, a Ivy League nada mais era do que uma conferência esportiva entre oito universidades dos Estados Unidos. Conforme as equipes esportivas dessas universidades foram ganhando prestígio e patrocínio, essas instituições passaram a ser conhecidas como instituições de renome e bastante seletivas, em que apenas os melhores poderiam estar.

Com o passar dos anos, portanto, o termo foi ficando cada vez mais abrangente, se voltando para a área educacional e histórica dessas instituições. Desde 1960, então, o conceito é muito mais utilizado voltado para esse sentido do que apenas para definir uma liga esportiva.

Quais universidades fazem parte da Ivy League?

Agora que já compreendemos a origem do termo Ivy League, chegou a hora de vermos quais são as universidades que fazem parte desse seleto grupo. !

Universidade Brown

A história da Universidade Brown começou em 1764 e, desde então, ela é reconhecida como uma das melhores instituições de todo o mundo. Seu campus é muito grande e conta com mais de 200 prédios, o que faz com que fique fácil perceber que por aqui é possível seguir praticamente qualquer rumo em termos de educação.

Outra vantagem de estudar nesse ambiente é a multiculturalidade de seus alunos. Há pessoas das mais diversas nacionalidades espalhadas pelo local, o que faz da experiência universitária uma grande oportunidade de crescimento pessoal e contato com culturas e povos diversos.

Universidade Columbia

Lar de vários ganhadores do prêmio Nobel, e de algumas das mais importantes descobertas da área médica, a Universidade de Columbia foi a pioneira no curso de Medicina nos Estados Unidos. Por isso, ainda hoje, ela é vista como uma universidade de referência para a formação de futuros médicos.

Além disso, essa instituição é de verdadeira excelência em muitos outros campos e a sua localização privilegiada (em Nova York, uma das maiores cidades do planeta) possibilita ao aluno estrangeiro uma boa qualidade de vida e a integração de verdade com o estilo de vida americano.

Dartmouth College

Com um belo campus, a faculdade Dartmouth é a personificação da experiência de graduação nos Estados Unidos. Por aqui, é possível alçar voos muito altos e realmente personalizar o seu ensino, graças à flexibilização de presença em alguns cursos e a inúmera gama de possibilidades de caminhos a se tomar dentro da universidade.

Isso faz com que essa seja uma ótima opção de faculdade para pessoas com um pensamento mais veloz e que não conseguem ficar paradas em um mesmo local, já que Dartmouth permite a realização de estágios e intercâmbios com uma facilidade muito maior que algumas das outras instituições.

Universidade Cornell

A Universidade Cornell também é o lar de vários ganhadores do prêmio Nobel, além de outras premiações importantes nas mais diversas áreas. Isso se dá graças a pluralidade de seus cursos de graduação: são literalmente milhares de opções de escolha entre os mais variados setores da educação.

Outra vantagem é a sua localização, que também é no estado de Nova York. Por isso, os estudantes podem realmente viver a experiência norte-americana e conhecer alguns dos locais mais importantes dos Estados Unidos com apenas alguns passos.

Universidade Princeton

Princeton é uma universidade de presidentes. Por aqui, já passaram vários nomes que já se sentaram no principal salão da Casa Branca como líderes supremos do Estado norte-americano. Só com isso, já podemos perceber que essa universidade não está para brincadeiras, certo?

Conhecida pelo seu ensino de altíssima qualidade, Princeton é uma das melhores opções para pessoas que queiram seguir uma carreira nas ciências humanas.

Isso não quer dizer, é claro, que seus cursos nas áreas de exatas deixem a desejar! Eles são, assim como os outros, capazes de formar profissionais de primeira linha em suas áreas.

Universidade Yale

O campus da Universidade Yale é, sem dúvidas, um dos mais bonitos de todo o mundo. Por isso, caminhar por esses corredores é uma honra para as pessoas que valorizam uma bela arquitetura. Além disso, o ensino ofertado nessa faculdade não deixa a desejar para nenhuma outra.

Assim como acontece em outras universidades da Ivy League, Yale é o lar de muitos estudantes estrangeiros, fazendo com que a experiência de estudos por aqui seja muito plural e enriquecedora.

Universidade Harvard

Harvard praticamente dispensa apresentações, não é mesmo? Essa é a faculdade mais antiga e mais popular de todo o país e, portanto, fazer parte do seu seleto grupo de alunos é um desejo da grande maioria dos estudantes.

É impossível falar de Harvard sem citar a sua relevância na história dessa nação e de muitas outras. Aqui, estudam pessoas de todo o mundo e são formadas as melhores mentes de cada geração.

Universidade da Pensilvânia

A Universidade da Pensilvânia é conhecida por abrigar a Wharton School, considerada a escola de Business mais competitiva do mundo!

Como é de se esperar no caso de universidades da Ivy League, por aqui passaram nomes difíceis de esquecer, que vão desde pessoas do campo tecnológico (como é o caso de Elon Musk) a nomes importantes na área artística.

Por fim, vale a pena salientar que as universidades da Ivy League, embora incríveis, não são as únicas instituições de renome e qualidade nos Estados Unidos.

Outras instituições, como é o caso da Universidade da Califórnia, Stanford e do M.I.T, também têm o mesmo status e qualidade de uma faculdade da Ivy League.

Como podemos ver, essas instituições são de excelente qualidade e contam com alguns dos melhores corpos docentes de todo o mundo. Estudar aqui é garantia de obter uma educação referência em qualquer área e conseguir oportunidades únicas em qualquer lugar do planeta.

Gostou deste texto? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novas publicações em primeira mão, direto na sua caixa de entrada.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?