Estudante se planejando para fazer vestibular no Brasil e no exterior.

Vestibular do Brasil e do exterior ao mesmo tempo. É possível?

Ingressar em uma boa universidade é o desejo de muitos. No entanto, a preparação para o processo seletivo de cada universidade ou até mesmo para cursos diferentes pode variar.

Essas divergências fazem com que muitos estudantes fiquem sem saber o que fazer, principalmente quando falamos sobre o vestibular no Brasil e no exterior.

Felizmente, é perfeitamente possível se preparar simultaneamente para as duas situações e ficar fera o suficiente para enfrentar qualquer obstáculo que aparecer em seu caminho.

Não sabe como? Tem dúvidas sobre como se preparar simultaneamente para esses testes? Acompanhe este texto e confira algumas dicas práticas para tornar esse processo muito mais simples. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre o vestibular no Brasil e no exterior?

Você já deve conhecer bem o processo de ingresso no ensino superior no Brasil. Atualmente, ele é feito ou por meio do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou por vestibulares específicos para universidades (como é o caso da Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo).

Já no caso das universidades do exterior, o processo seletivo é, na maioria das vezes, um processo holístico que envolve a análise de alguns critérios.

Os norte-americanos também têm o seu equivalente ao ENEM, conhecido como ACT ou SAT; e além do exame padronizado, geralmente as instituições avaliam os seguintes critérios:

  • Notas escolares, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;
  • Exame de proficiência em língua inglesa, como o TOEFL e IELTS;
  • Avaliação de atividades extracurriculares;
  • Redações;
  • Cartas de recomendação;
  • Entrevistas com membros das instituições.

É perfeitamente possível para um estudante realizar uma preparação tanto para os vestibulares brasileiros quanto estrangeiros.

Isso irá possibilitar que o estudante tenha um leque maior de possibilidades no momento em que tiver de escolher em qual universidade irá estudar. Por isso, uma ajuda especializada pode fazer toda a diferença.

Como se preparar para os processos seletivos simultaneamente?

Estudar fora do país pode parecer uma realidade impossível para boa parte dos estudantes do ensino médio. No entanto, é necessário saber que isso pode ser feito, especialmente com o planejamento adequado.

Conte com ajuda especializada

Para isso, a melhor dica é sempre contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto. Eles serão os responsáveis por guiar seus passos e garantir que todos os processos sejam vencidos com mais tranquilidade.

Consultorias especializadas podem auxiliá-lo em seu planejamento de estudo, além de condicioná-lo a compreender as disciplinas exclusivas para os testes internacionais. Outro ponto importantíssimo é o aconselhamento a fatores cruciais como a realização de atividades extracurriculares.

Se preparar para o vestibular no Brasil e no exterior ao mesmo tempo não é impossível. Para isso, basta um planejamento de estudos bem feito e muita disciplina para dar conta de todos os conteúdos. Além disso, um tempo para o lazer e para descansar é fundamental para o sucesso nos estudos!

Agora que você já sabe como estudar simultaneamente para vestibulares tão diferentes, que tal permanecer sempre por dentro das nossas novidades?

Assine a nossa newsletter e receba todas as novas publicações de nosso blog diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?