Quanto custa fazer faculdade no Canadá é a dúvida de muitos estudantes.

Quanto custa fazer faculdade no Canadá?

O custo-benefício de fazer faculdade no Canadá tem atraído cada vez mais estudantes internacionais. Veja quanto custa e as vantagens de estudar nesse país. 

A excelência do ensino superior e a ótima qualidade de vida nas cidades têm atraído cada vez mais estudantes estrangeiros para as universidades canadenses. A experiência mostra que essa dobradinha faz com que o custo-benefício de fazer faculdade no Canadá valha muito a pena.

Se o seu sonho é fazer faculdade no Canadá, fique por dentro dos custos envolvidos e quais são as vantagens de estudar neste país famoso por receber bem os visitantes internacionais. Siga a leitura até o final e fique por dentro de tudo!

Vantagens de fazer faculdade no Canadá

Alguns números ajudam a comprovar essa realidade. As 3 melhores universidades do país estão entre as 40 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education: University of Toronto (21), University of British Columbia (41) e Mc Gill University (49).

E de acordo com o ranking USNews para qualidade de vida, o Canadá ainda é o primeiro colocado entre todos os países do mundo.

Reconhecido por acolher muito bem estrangeiros e ser um dos países que mais recebem alunos internacionais, o Canadá é repleto de cidades limpas, organizadas e seguras, de costa a costa. Com belezas naturais em todo o território, o país ainda está entre os 10 mais eco-friendly do mundo.

Ah, então, diante de tudo isso, fazer faculdade no Canadá deve ser inacessível, você pode pensar. Não é. Os valores das anuidades e o custo de vida não diferem muito do que acontece em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, e em vários países europeus.

Em muitos casos, são consideravelmente mais baixos. Vale lembrar que o dólar canadense tem menor valor que o dólar americano

Qual o valor de uma faculdade no Canadá?

Quando se planejam gastos com um estudante no Canadá é preciso pensar em basicamente 3 fatores: tuition, moradia e alimentação. Cada um deles varia muito, de acordo com a universidade, com a localização e também com o estilo de vida de cada um.

Por isso, pode-se pensar em fazer faculdade no Canadá gastando de CAN $ 30 mil a CAN $ 75 mil por ano, aproximadamente. Essa larga margem atende, portanto, diversos “bolsos”.

O principal gasto é com a anuidade da faculdade, ou Tuition fees. Os valores são muito diversos, podem ir de aproximadamente CAD $ 15 mil a CAD $ 55 mil por ano.

Em ótimas instituições, como Mount Royal University, o valor da tuition fica próximo a CAD $ 22 mil. Na University of Alberta, 5a melhor do país, a anuidade custa CAN $ 35 mil.

Também é preciso planejar a moradia. Muitas universidades oferecem moradia no campus, o que é bastante recomendado, principalmente nos primeiros anos do curso.

Os planos anuais podem incluir também alimentação. É fundamental checar essa opção e os valores na sua pesquisa. Assim como a anuidade, estes preços podem variar bastante de universidade para universidade.

Há também as moradias fora do campus, geralmente apartamentos que podem ser divididos com outros estudantes.

Cabe a cada aluno e sua família, de acordo com o seu perfil e possibilidades, definir o tipo de moradia e alimentação pelo qual vai optar. Pesquisar no site das universidades e das regiões onde elas ficam certamente vai ajudar na hora de fazer a escolha.

O custo anual estimado na University of Alberta, por exemplo, incluindo tuition, moradia e alimentação, fica em torno de CAN $ 50 mil. Já na UBC, a 2a melhor do país, este valor fica por volta de CAN $ 60 mil. Na University of Calgary, fica próximo de CAN $35 mil.

Outros gastos, trabalho e bolsa de estudos no Canadá

Além da anuidade, da moradia e da alimentação, há outros custos que fazem parte do dia a dia do estudante durante o período da graduação no exterior. E no Canadá não é diferente.

O aluno invariavelmente vai gastar com transporte, roupas, supermercado (mesmo com alimentação no campus, os alunos fazem suas compras), passeios, lazer e outras vontades e necessidades que cada um tem.

São valores bastante particulares, que diferem muito de acordo com o estilo de vida de cada um, com as possibilidades da família e ainda com a cidade e região onde o aluno vai estudar.

Vale a pena lembrar que no Canadá os estudantes internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana. Para muita gente este acaba sendo um aspecto importante, que pode ajudar no dia a dia durante toda a jornada.

Além disso, alunos internacionais podem solicitar e obter bolsa de estudos. O primeiro passo para quem tem interesse é deixar claro durante o processo de candidatura.

Cada universidade canadense tem seu próprio critério para definir quem terá direito ao benefício e o valor que será oferecido. É preciso seguir à risca os passos de todo o processo e fornecer todos os dados e documentos exigidos.

É fundamental também pesquisar bastante sobre as características das universidades. Procure saber sobre os cursos que elas oferecem, sobre a grade curricular, o sistema de ensino, a localização, o clima e estilo de vida local.

O ideal é buscar um destino que combine ao máximo com o seu perfil. Afinal, serão 4 anos vivendo e estudando por lá.

Há 20 anos a Daqui pra Fora assessora estudantes brasileiros na preparação para o processo seletivo para universidades no Canadá e em outros países. Na turma de 2020, dezenas de alunos foram aceitos com 10% a 50% de bolsa em universidades canadenses. Só na University of British Columbia, por exemplo, 6 alunos receberam entre CAN $ 10 mil e 25 mil de benefício anual.

O que é preciso para fazer faculdade no Canadá?

O processo seletivo para ingressar em uma universidade canadense não é padrão. Os requisitos solicitados aos candidatos variam de universidade para universidade.

Em geral, as instituições costumam solicitar o histórico escolar do aluno, que inclui as notas dos últimos 4 anos da escola, a nota do TOEFL ou do IELTS (exame de proficiência em inglês) e notas de provas padronizadas (ENEM e SAT/ACT).

Em alguns casos, pode haver outras etapas. Redações, cartas de recomendação de professores e coordenadores do colégio, descrição de atividades extracurriculares e portfólio estão entre os requisitos que podem ser solicitados.

Por isso, é fundamental checar com atenção o que a universidade do seu interesse exige para poder se organizar e fazer uma boa preparação.

Se você precisa de assistência especializada para fazer faculdade no Canadá, converse com a gente e entenda como podemos ajudar nesse processo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?