Estudantes universitários debatendo as profissões do futuro.

Profissões do Futuro: como escolher uma carreira

O mercado de trabalho é um ambiente cíclico. É possível que profissões hoje consideradas essenciais para a sociedade tornem-se defasadas e sejam extintas com o tempo.

Por sua vez, também podem surgir novos setores com uma nova geração de profissionais que vão passar a ocupar cargos e funções que sequer existiam.

De acordo com uma pesquisa da Institute for The Future, 85% dos empregos que teremos em 2030 ainda não foram inventados.

As inovações tecnológicas e suas novas possibilidades estão fomentando o desenvolvimento de novos setores do mercado. Esse movimento inovador estimula o surgimento das chamadas profissões do futuro. Afinal, quais áreas serão tendência para os próximos anos?

Este artigo te ajudará a conhecer melhor sobre as carreiras mais promissoras que vêm prometendo se destacar no mercado em breve. Acompanhe a leitura!

O que são as profissões do futuro?

As profissões do futuro são aquelas funções que prometem se destacar no mercado de trabalho nos próximos anos. A estimativa é que elas sofram grande valorização em um horizonte bem próximo.

As profissões do futuro ganham destaque diante da necessidade de acompanhamento das novas tendências da sociedade e do aparecimento de novas tecnologias, além de surgirem em decorrência de uma necessidade crescente do mercado.

Assim, os profissionais que concluírem a graduação e reunirem as habilidades e especializações necessárias para o devido cumprimento das atividades serão cada vez mais requisitados para trabalhar nessas novas funções.

Diante desse cenário, quanto mais você ler sobre o assunto, maiores são as chances de orientar adequadamente seu filho para que ele possa fazer uma boa escolha com relação à carreira profissional que exercerá lá na frente a partir de uma escolha feita agora.

Como escolher a profissão do futuro ideal?

De fato, é necessário pesquisar com cautela antes de escolher o curso de graduação para o qual um jovem vai prestar o vestibular. Afinal, essa decisão tem o poder de definir o começo da vida profissional do indivíduo — e também a vida pessoal.

Não é muita vantagem escolher um curso de graduação, ter que estudar por vários anos e depois se deparar com um mercado de trabalho defasado. Afinal, investir em carreiras que estão se tornando obsoletas não é uma ideia muito vantajosa. Trata-se de um grande risco, não é mesmo?

Nesse sentido, um dos primeiros elementos a serem observados antes de fazer a escolha é a chance real de a profissão ser valorizada no mercado de trabalho daqui a alguns anos.

Além disso, é importante estar atento a novidades e inovações do mercado, como o surgimento de novos hábitos de consumo e tecnologias. Assim, caso essa tendência seja confirmada, haverá procura por profissionais que se encaixam nos requisitos exigidos para a função.

Essa análise é importante, pois a sociedade vem se transformando e se reinventando em grande velocidade. Desse modo, as funções que hoje são consideradas essenciais podem se tornar ultrapassadas antes mesmo de o estudante concluir o curso.

Seria um grande prejuízo descobrir isso no meio do caminho, não é verdade? Uma das formas de aumentar as chances de sucesso é procurar por universidades que hoje já investem em cursos de profissões que estão ganhando espaço.

As universidades no exterior têm uma grande diversidade de cursos que as instituições brasileiras ainda não oferecem e preparam a próxima geração de profissionais com qualidade internacional.

Em que ambientes o profissional do futuro poderá trabalhar?

O profissional do futuro vai trabalhar em empresas de todos os portes: pequenas, médias ou grandes. Ainda assim, a aposta é que as startups e as multinacionais atraiam boa parte desses indivíduos qualificados e capacitados, em decorrência do caráter de inovação, proatividade e inventividade, inerentes a esses empreendimentos.

Além disso, o profissional do futuro também poderá atuar como empreendedor e criar a própria empresa, sempre sustentado pelo embasamento teórico que ele adquiriu ao longo da vida acadêmica. A aposta também envolve o trabalho de casa, o conhecido home office.

As opções são muitas e nada impede que novos setores surjam com o decorrer dos anos e a implementação de novas metodologias e tecnologias. As áreas mais promissoras são:

  • Marketing;
  • Biotecnologia;
  • Automação;
  • Segurança da informação;
  • Big Data;
  • Engenharia de software;
  • Entre outras.

As opções são muitas, principalmente pelo fato de o mercado de trabalho estar em constante mudança e evolução.

O que o mercado exige dos profissionais do futuro?

A dinâmica do mercado de trabalho envolve a necessidade por novos profissionais atualizados e cada vez mais capacitados que buscam informações além do conteúdo teórico.

De fato, as informações vivem um processo de mudanças constantes. Aquilo que você aprendeu hoje pode se tornar desatualizado amanhã, com muita facilidade.

Essa teoria é comprovada por meio da observação do comportamento da geração Y — indivíduos que nasceram nas décadas de 80 e 90. Eles têm vontade de se desenvolver e procurar sempre as oportunidades mais promissoras.

Assim, o profissional do futuro precisará saber se adaptar a diversos cenários. Para isso, ele deve desenvolver competências específicas também fora da sala de aula e buscar universidades que estimulem isso.

De fato, adquirir experiência é a chave para entender como lidar com as situações e com o crescimento na carreira. A vivência prática durante a vida universitária incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, da inteligência emocional e da flexibilidade cognitiva entre os indivíduos, competências que vêem sendo requisitadas muitas vezes mais do que conhecimentos técnicos.

A grande sacada para escolher uma profissão do futuro é analisar as carreiras que exigem habilidades que envolvem o uso da criatividade, criação e relacionamentos. Isso ocorre porque existem determinadas funções que a inteligência artificial não é capaz de substituir nem reproduzir com a máxima precisão.

Confira algumas habilidades que são esperadas dos profissionais do futuro:

  • Ter uma comunicação múltipla e fluência em vários idiomas;
  • Saber como negociar com clientes, chefe e colegas;
  • Ter capacidade de autoadaptação a diversos cenários;
  • Manter-se atualizado nos estudos;
  • Dominar as principais questões relacionadas à tecnologia;
  • Focar no cumprimento de metas e no alcance de resultados;
  • Ter facilidade em resolver imprevistos;
  • Ter proatividade e demonstrar interesse nas operações;
  • Antecipar-se a eventuais crises;
  • Ter criatividade para propor novas ideias;
  • Ter flexibilidade cognitiva;
  • Manter habilidades para negociação;
  • Desenvolver inteligência emocional;
  • Saber como efetuar a gestão de pessoas.

Quais são as principais profissões do futuro?

Quer saber mais sobre as profissões do futuro? Que tal descobrir os ramos que estarão em alta e começar a se preparar para as novidades? A maioria das ocupações que vamos mencionar apresenta fortes tendências para se tornarem as profissões do futuro. Depois de conhecer melhor quais são, vai ficar mais fácil para que seu filho faça a escolha dele. Acompanhe!

Profissionais de Big Data

Antes de tudo, vamos esclarecer que a expressão Big Data se refere a um grande conjunto de dados que são processados e armazenados por um determinado sistema. Trata-se de uma área do conhecimento que abrange o estudo sobre coleta, tratamento e análise de um grande volume de informações.

A realidade é que as empresas produzem muitas informações todos os dias. Esses arquivos precisam ser coletados e tratados, até se transformarem em um conteúdo estratégico que tenha alguma finalidade e por meio do qual seja possível extrair conclusões valiosas.

A verdade é que o meio digital vem dependendo cada vez mais da extração e verificação de dados como forma de otimizar os processos.

Nesse sentido, os profissionais especializados em Big Data vêm se destacando e sendo bastante exigidos no mercado. Eles têm a incumbência de verificar as informações provenientes de um sistema que está circulando na internet e que têm potencial de causar impactos em uma empresa, por meio do domínio de Data Science.

Esses profissionais especialistas em Big Data dominam os princípios e técnicas de várias áreas da Tecnologia, Ciências Exatas e Humanas — Análise de Sistemas, Engenharia, Matemática, Estatística, Marketing, Psicologia, Direito, entre outras.

Além disso, eles têm o conhecimento necessário para organizar, tratar e analisar os dados, bem como fornecer o embasamento necessário para a tomada de decisões estratégicas e trazer um melhor posicionamento para as empresas.

Profissional de Marketing Digital

O Marketing é uma carreira tradicional dentro do mercado. Por sua vez, a internet se tornou um ótimo ambiente para que as empresas consigam atrair com mais eficiência seu público-alvo, além de ser uma ótima ferramenta para fortalecer a marca e fechar mais vendas.

E foi assim que surgiu o Marketing Digital, como uma espécie de publicidade aplicada no meio online e voltada para a internet.

Assim, o Marketing Digital pode ser considerado como um ótimo gerador de oportunidades. Mas, para isso acontecer, torna-se necessário saber como efetuar uma comunicação da maneira mais estratégica e atraente possível.

O Marketing Digital se refere às ações de publicidade e relacionamentos que são utilizadas no meio digital, como:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Publicidade digital;
  • CRO — Otimização de Conversão ou Convert Rate Optimization;
  • SEM — Marketing de Busca.

O Marketing Digital apresenta diversas etapas, que vão desde a captação do contato do cliente, passando pelas variadas interações, chegando à conversão, até finalizar com a fidelização por completo do consumidor.

Desse modo, o profissional que atua como consultor estratégico de Marketing Digital tem o dever de utilizar essas ferramentas online para potencializar as interações e criar uma rede sólida e bem estruturada.

Especialista em Segurança da Informação

A possibilidade de acesso ao ambiente virtual trouxe mais agilidade, eficiência e praticidade para a rotina das pessoas. No entanto, essa tecnologia também apresenta um lado negativo — ela potencializou o aumento dos riscos de ameaças externas provocadas por terceiros mal intencionados cujo objetivo é unicamente encontrar brechas no sistema e atacar os arquivos.

Diante dessa situação preocupante, a Segurança da Informação serve justamente para trazer proteção para os dados que são manuseados no ambiente virtual e para evitar que cibercriminosos causem danos efetivos no sistema.

Desse modo, o profissional que atua como especialista em segurança da informação tem o principal dever de assegurar que os arquivos digitais permaneçam seguros e livres de qualquer risco externo promovido por criminosos. Essa proteção é feita por meio de diversas estratégias, como o uso de mecanismos de criptografia e a instalação de firewall e antivírus.

Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é um campo da ciência de computação que tem como base o estudo e a criação de softwares com a habilidade de simular a capacidade de raciocínio humano, ou seja, o objetivo é ir além dos critérios lógicos utilizados pelas máquinas.

Essa é uma das grandes apostas para o futuro. Nesse sentido, o profissional especialista nesse campo tem o dever de programar o sistema da máquina para que ele atue de uma maneira similar ao comportamento e ao pensamento humano. Os principais exemplos nesse sentido são as tecnologias que permitem o reconhecimento facial e os chatbots.

Especialista em Cloud Computing

Cloud Computing, também conhecido como Computação em Nuvem, é uma ferramenta digital que permite o armazenamento de arquivos importantes em servidores online.

Além disso, essa tecnologia possibilita o acesso e o uso remoto de recursos da computação. Mas, para isso, é necessário que o usuário tenha a devida autorização para acessar o sistema, por meio de um login e senha.

O profissional do futuro especializado em Cloud Computing poderá manter a operabilidade desse sistema online e evitar a ocorrência de falhas nos servidores que possam, porventura, causar prejuízos maiores para os usuários.

Gestor de User Experience

O gestor de User Experience é também conhecido como Analista UX — uma espécie de gerente de sucesso do cliente. Esse profissional é contratado por uma determinada empresa e tem a função de assessorar e atuar oferecendo o melhor atendimento de vendas para os consumidores.

Esses agentes são úteis principalmente no segmento de vendas de e-commerce. De fato, oferecer uma experiência positiva para o cliente faz com que ele se sinta valorizado e se torna um fator impulsionador que permite ganhos cada vez maiores para a empresa.

Mas, para isso, os profissionais devem dominar alguns assuntos, como:

  • Benchmark;
  • Análise heurística;
  • Testes A/B;
  • Testes de usabilidade com usuários;
  • Conceitos básicos de TI;
  • Protótipos de projetos.

Engenheiro front-end

O engenheiro front-end é chamado popularmente de desenvolvedor de internet. A sua atuação está focada principalmente na camada frontal de uma página online: conteúdo, design e funcionalidade. Por sua vez, esse profissional não trabalha com os elementos back-end (código e programação).

A função dele é desenvolver qualquer coisa que vai interagir com o usuário. Para isso, o profissional deverá adquirir conhecimentos específicos em linguagens de programação, como HTML, CSS e JavaScript. Além disso, ele precisa desenvolver habilidades como raciocínio lógico e pensamento crítico.

Desenvolvedor de softwares

O desenvolvedor de software é conhecido como programador. Esse profissional é incumbido de um trabalho multidisciplinar. Nesse sentido, ele pode atuar na profissão e ter formação em cursos diversos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas da Informação, Engenharia da Computação ou Ciências da Computação.

Esse agente é responsável por desenvolver sistemas e lidar com grande parte dos procedimentos tecnológicos de uma empresa. Esses profissionais identificam problemas, testam e efetuam manutenções em plataformas.

Além disso, eles precisam ter o domínio sobre linguagens de programação e sistemas de controle de versão — VIM, Sublime e GIT, por exemplo.

Arquiteto e engenheiro 3D

A tecnologia 3D consiste no uso de softwares modernos do tipo CAD (Autodesk Homestyler e pCon.planner) para criar protótipos, plantas baixas, croquis e modelos tridimensionais sobre um determinado objeto, móveis ou ambientes. Essas criações trazem detalhes minuciosos, como metragem, disposição e modelo.

Por sua vez, o arquiteto e o engenheiro têm a função de elaborar esses projetos em ambientes 3D, bem como projetar, gerenciar e executar obras nesse modelo.

A proposta é criar e entregar um projeto o mais realístico possível. Para isso, eles devem fazer uma especialização nessa área, uma vez que o curso de graduação tradicional ainda não costuma disponibilizar disciplinas nesse sentido para seus alunos no Brasil.

Desenvolvedor de dispositivos wearables

Os wearables são equipamentos que podem ser “vestidos”, ou seja, são acessórios que comportam algum tipo de tecnologia, em si, cuja função é facilitar e otimizar a rotina das pessoas. Os principais exemplos nesse sentido são óculos, lentes, relógios e jaquetas inteligentes.

Além disso, os wearables não são meras peças digitais que podem ser utilizadas como acessórios. Eles também se conectam a outros dispositivos ou à internet a fim de incrementar as funções, como smartbands e smartwatches.

As últimas gerações de gadgets já vêm equipadas com uma tecnologia de sensores responsáveis por trazer mais organização, acompanhar o cumprimento de determinadas tarefas, estimular a prática de exercícios, entre outras funções.

Geneticista

O geneticista atua na manipulação e identificação de material de DNA para diversos fins, como colaborar para o desenvolvimento de novos medicamentos, o estudo das estruturas que provocam síndromes, a criação de alimentos modificados, o aperfeiçoamento e interação entre o gene de raças animais, entre outros exemplos.

Além disso, esse profissional pode atuar na medicina personalizada, uma área que vem ganhando cada vez mais espaço. Ela se baseia na realização de tratamentos levando em conta as características genéticas do paciente.

A pesquisa e o aconselhamento genéticos serão temas que estarão em destaque no futuro próximo. Contudo, esse setor ainda enfrenta alguns desafios, como questões de caráter regulatório, a capacitação dos médicos geneticistas e o amplo acesso à população.

Quais são as principais áreas que estarão em alta no mercado de trabalho do futuro?

Confira as áreas em que mais vale a pena investir profissionalmente.

Robótica

A robótica engloba sistemas que são formados por partes mecânicas automáticas que são controladas por circuitos integrados. Desse modo, é possível criar sistemas mecânicos motorizados controlados de forma automática por circuitos elétricos.

Essa área vem crescendo em decorrência do uso de robôs para auxiliar no desempenho das tarefas em fábricas e indústrias. Como consequência, há redução de custos, aumento de produtividade e melhores resultados.

Tecnologia médica

Tecnologia médica é uma área da tecnologia cujo foco é a criação e o aperfeiçoamento de equipamentos e técnicas do setor da saúde, funcionando como agente catalisador para o progresso médico-cirúrgico.

A tecnologia médica envolve áreas como a computação cognitiva e o Big Data. Além disso, a realidade virtual e aumentada vem ganhando destaque no setor da tecnologia médica.

Tecnologia da Informação (TI)

O consumo de tecnologia só tende a aumentar nos próximos anos. Nesse sentido, é necessário formar profissionais que sejam capazes de atuar nesse setor, implementar e gerenciar sistemas, criar programas, desenvolver hardwares e softwares e assim por diante.

Contudo, a atualidade demonstra que esse setor não apresenta uma quantidade suficiente de profissionais. O número de estudantes que se formam não atende à grande demanda do mercado.

É comum encontramos muitas vagas disponíveis na área de TI nas empresas. Como consequência, a concorrência ainda não é tão acirrada e há altas chances de obter ótimos cargos.

Sustentabilidade

A crescente preocupação das empresas em fazer uso de seus recursos naturais de forma correta dentro dos padrões conscientes e sustentáveis tem feito com que a área da sustentabilidade esteja em alta.

O motivo é claro. Caso essas organizações não se adéquem aos parâmetros pré-determinados, sofrerão retaliação dos consumidores e poderão ser punidas legalmente.

Quais os principais centros para formação tecnológica no mundo?

Muitas empresas que hoje estão em alta nasceram muito antes nos Estados Unidos e demoraram até chegar ao Brasil, como Uber, Airbnb e Netflix.

Esse movimento é natural, uma vez que as mudanças tecnológicas costumam acontecer muito mais rapidamente em países mais desenvolvidos — superiores do ponto de vista acadêmico, econômico, social e tecnológico.

Diante desse cenário, os profissionais que trabalham em empresas estrangeiras acabam acompanhando de perto as mudanças e novidades, bem como aproveitando as melhores oportunidades de mercado.

Da mesma forma, alunos matriculados em universidades no exterior presenciam as evoluções tecnológicas de perto e se preparam para exercer as profissões do futuro com mais conhecimento de causa.

Os principais exemplos de universidades nesse sentido são:

Por falar nisso, que tal investir em uma graduação internacional no currículo? Muitas universidades renomadas estão localizadas fora do Brasil.

Já pensou em estudar e trabalhar no Canadá, nos Estados Unidos ou no Reino Unido?

As profissões do futuro vêm surgindo como uma forma de acompanhar as revoluções tecnológicas pelas quais a sociedade tem passado nos últimos tempos e ainda vai experimentar nos próximos anos.

Contudo, por um lado, essa transformação está marcada por incertezas. Quais funções vão se tornar obsoletas? Diante de tantas probabilidades, é normal ficar confuso.

Nesses casos, o ideal é orientar seu filho a pesquisar com calma as características de cada profissão antes de tomar a decisão final sobre qual curso escolher.

Deseja cursar uma graduação que trará muitas chances de sucesso? Então, continue consultando os nossos materiais! Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos com materiais de seu interesse!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?