Uma das melhores universidades americanas segundo o ranking US News.

As melhores universidades americanas segundo o US News

Conheça as instituições de ensino superior mais bem colocadas no ranking US News 2024 e entenda a metodologia usada para elaborar esta classificação.

As universidades americanas são as mais procuradas por estudantes do mundo inteiro. Elas são reconhecidas globalmente como excelentes em termos de ensino e pesquisa e há anos vêm dominando os principais rankings internacionais.

Além de potência na área acadêmica, as universidades nos Estados Unidos possuem estrutura física e econômica que sustentam essa força.

Com salas, anfiteatros e bibliotecas modernas, equipamentos de primeira linha, dormitórios e instalações esportivas de ponta, elas atraem estudantes e professores de todos os continentes.

E assim se tornam verdadeiros caldeirões culturais, onde se misturam diariamente costumes, idiomas e crenças de todo o planeta.

Por tudo isso, 38 das 100 universidades relacionadas no prestigiado ranking britânico da Times Higher Education estão nos Estados Unidos. Entre as top 10 do QS Top Universities, outro renomado ranking inglês, 5 estão nos Estados Unidos. Segundo o Xangai Ranking, 8 das dez melhores universidades do mundo são americanas.

O US News & World Report divulgou recentemente o ranking 2024 das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Quem pensa na possibilidade de fazer faculdade no melhor lugar com as melhores pessoas precisa conferir.

E para que não fique nenhuma dúvida, vale a pena entender os critérios que eles utilizam para chegar a esta classificação.

Como funciona o ranking US News

O US News utiliza vários critérios para medir a qualidade acadêmica e chegar à classificação final das melhores universidades. A metodologia inclui basicamente 9 grandes áreas. Cinco delas correspondem a quase 80% da avaliação.

A taxa de graduação e de retenção é uma delas. A taxa de graduação mede a porcentagem de alunos que entram naquela universidade e se formam em até 6 anos. Ela é importante porque a conclusão do curso neste período reflete diretamente no encaminhamento da carreira dos estudantes.

Neste item também é considerada a retenção, que é a porcentagem de alunos que seguem na mesma universidade do primeiro para o segundo ano. Se ela for alta, indica que os alunos estão satisfeitos com a instituição.

Outro critério muito importante é como a universidade é vista pelos próprios alunos. O resultado é obtido por meio de um questionário que é enviado e respondido pelos estudantes.

Os recursos dos professores (Faculty Resources) também é um item determinante na avaliação das universidades. Neste quesito são levados em conta o tamanho das salas (que refletem a capacidade de engajamento dos alunos), o salário dos professores, a formação deles (se têm doutorado), entre outros fatores.

Os recursos financeiros empregados pela universidade para cada estudante é outro fator relevante na avaliação do US News. Ele indica o investimento médio por aluno em ensino, pesquisa, apoio acadêmico, serviços estudantis e apoio institucional durante o ano.

As doações em dinheiro feitas por ex-alunos também têm importância no ranking, já que elas mostram, entre outras coisas, o grau de satisfação deles em relação à universidade.

Outros itens que também são levados em conta são as dívidas com empréstimos federais de alunos formados, mobilidade social (que se refere à graduação de alunos socialmente menos favorecidos) e a seletividade na entrada para a universidade.

Melhores universidades dos Estados Unidos, de acordo com o ranking US News

O US News divide seu ranking em duas categorias: as Universidades (Universities) e as Liberal Arts Colleges.

As Universities são instituições geralmente maiores, que oferecem uma grande variedade de cursos em todas as áreas do conhecimento, em nível de graduação, mestrado e doutorado. Elas também são comprometidas em produzir anualmente um grande volume de conhecimento por meio de pesquisa inovadora.

As Liberal Arts Colleges são menores, priorizam a graduação e ao menos metade dos seus diplomas são do campo das Liberal Arts. Os programas de Liberal Arts trabalham a formação do aluno visando que ele aprenda a argumentar, desenvolva pensamento crítico, saiba se comunicar e resolver problemas.

História, Literatura, Filosofia, Sociologia, entre outros, são alguns dos cursos que fazem parte destes programas.

Melhores universidades

Princeton University #1

Tradicionalmente reconhecida como uma das maiores instituições de pesquisa do mundo, Princeton está hoje no topo do ranking US News para universidades americanas.

A quarta universidade mais antiga do país faz parte da Ivy League, grupo que inclui algumas das mais prestigiadas instituições dos Estados Unidos. De acordo com o ranking Times Higher Education, Princeton é hoje a 6a melhor universidade do mundo.

Além da excelência acadêmica, Princeton também é famosa pela beleza do seu campus e arquitetura dos seus 180 prédios, que recebem anualmente a visita de aproximadamente 800.000 pessoas.

A universidade dispõe de moradia para todos os estudantes de graduação, durante os 4 anos, e 98% dos alunos moram nos alojamentos.

Localizada no Estado de New Jersey, a cerca de uma hora e quarenta minutos da cidade de Nova York, Princeton é uma das universidades mais seletivas dos EUA. A cada ano 6% dos candidatos são aceitos.

A universidade tem um total de aproximadamente 8.200 alunos, entre graduação e pós e cerca de 23% deles são internacionais.

Jeff Bezoz, fundador e CEO da Amazon, graduou em Princeton nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. A ex-primeira dama Michelle Obama se formou em sociologia. E Albert Einstein lecionou em Princeton na década de 1950.

Massachusetts Institute of Technology (MIT) #2

De acordo com o ranking US News, o MIT é hoje a 2a melhor universidade americana. Localizado em Cambridge, Massachusetts, o MIT, é referência mundial em ensino e pesquisa principalmente nas áreas de engenharia e física.

Terceira melhor universidade do mundo, de acordo com a Times Higher Education, o MIT é reconhecido também pela sua excelência em várias outras áreas. Entre elas, economia, ciências políticas, administração, biologia e linguística.

Seu campus recebe diariamente cerca de 1.000 professores e 11.500 alunos, 35% deles estrangeiros de 118 nacionalidades.

Algumas das principais descobertas da ciência que se deram no MIT incluem a primeira síntese química da penicilina e a invenção da memória de núcleo magnético, que permitiu o desenvolvimento de computadores digitais.

O MIT estima que cerca de 30.000 empresas ativas nos Estados Unidos foram lançadas por seus ex-alunos, que, por consequência, criaram 4,6 milhões de empregos e geram US$ 1,9 trilhão de receita anual.

Drew Houston e Arash Ferdowsi, fundadores do Dropbox, e Salman Khan, criador da Khan Academy, se formaram no MIT.

Harvard Univesity #3

Fundada em 1636, a mais antiga universidade dos Estados Unidos está sempre entre as melhores do mundo nos principais rankings internacionais.

Membro da Ivy League e referência em ensino e pesquisa, Harvard hoje é a 4a melhor universidade do mundo segundo a Times Higher Education. E de acordo com o US News, é a 3a melhor dos Estados Unidos.

Localizada em Cambridge, Massachusetts, bem próximo a Boston, Harvard prima pela excelência desde a sua fundação. Em 2020, a universidade concedeu US$ 645 milhões em auxílio financeiro e bolsas para estudos e pesquisa.

Mais de 70 laureados com o Prêmio Nobel e 48 vencedores do Pulitzer têm conexões com Harvard. No seu campus fica a maior biblioteca acadêmica do planeta. Nela há mais de 20 milhões de volumes, 124 milhões de páginas da web arquivadas e 5,4 terabytes de arquivos e manuscritos digitais.

Um quarto dos quase 23.731 estudantes de Harvard são estrangeiros vindos de 180 países. Destes, mais de 5.000 moram no próprio campus, o que faz de Harvard a universidade americana que mais abriga, literalmente, estudantes internacionais.

Entre os seus mais de 400.000 ex-alunos, cerca de 52.000 são de 201 nacionalidades diferentes e atualmente 69.000 vivem fora dos Estados Unidos.

Entre os ex-alunos de Harvard estão os ex-presidentes George W. Bush (formado na Escola de Negócios), John Kennedy (Assuntos Internacionais) e Barack Obama (Direito).

Melhores Liberal Arts Colleges

Williams College #1

Fundada em 1793, Williams College está localizada em Williamstown, Massachusetts, entre as cidades de Boston e Nova York. É a líder do ranking 2024 de Liberal Arts Colleges do US News.

Williams é dividida academicamente em 25 departamentos e oferece 36 majors, que abrangem de economia a química e astrofísica. Aproximadamente 40% dos alunos de Williams se formam com double major.

Williams tem cerca de 2.000 alunos. A taxa de admissão é de 12,6% e a faculdade aceita estudantes independentemente da sua capacidade financeira. Pouco mais da metade dos alunos recebem ajuda financeira da instituição.

A faculdade tem 364 professores, 95% deles com doutorado ou título semelhante. Os alunos têm à disposição 150 organizações estudantis e 96% deles estão envolvidos em ao menos uma atividade extracurricular.

Os cerca de 31.000 ex-alunos de Williams College estão organizados em 74 diferentes associações pelos Estados Unidos e em vários países. Os cursos mais populares entre os ex-alunos são administração, educação, direito e cuidados com a saúde.

Amherst College #2

Amherst College é reconhecida dentro e fora dos Estados Unidos pelo seu alto rigor acadêmico e foi classificada este ano como a segunda melhor Liberal Arts College do país.

Seu campus rural ocupa 1.000 acres em Amherst, Massachusetts, e recebe diariamente 1.850 estudantes, vindos de 48 estados americanos e 54 países. 98% deles moram no próprio campus e 57% recebem ajuda financeira da faculdade.

Fundada em 1841, Amherst tem hoje 209 professores e oferece 41 majors, divididos em artes, ciências naturais, ciências sociais e humanidades. A taxa de admissão é de 11% e as salas têm em média 19 alunos.

Amherst faz parte do Five College Consortium, um consórcio composto por 5  instituições de ensino superior no oeste de Massachusetts. Os alunos das 5 escolas (Amherst, Hampshire, Mount Holyoke, Smith e University of Massachusetts at Amherst) podem fazer matérias em qualquer uma delas.

Amherst oferece mais de 100 associações estudantis e tem orgulho de ter o mais antigo programa de esportes do país, além do terceiro estádio de futebol mais antigo.

Estudaram em Amherst o ex-presidente americano Calvin Coolidge, o Príncipe Albert II de Mônaco e o ex-chefe da Suprema Corte americana Harlan Fiske Stone.

Ficou com vontade de estudar em uma dessas prestigiadas instituições americanas? A Daqui pra Fora pode oferecer  toda a assistência que você precisa para realizar esse sonho.

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar sobre esse grande objetivo!

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?