Estudante pensando qual tipo de bolsa de estudo pode aplicar.

Conheça os tipos de bolsas de estudo no exterior para brasileiros

Recentemente, você tem se deparado com a possibilidade de estudar fora do Brasil, mas não tem certeza se pode arcar com os custos da universidade no exterior? Então, temos uma boa notícia para você: existem diversos tipos de bolsas de estudo no exterior, principalmente em alguns países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Só na Daqui pra Fora, já conquistamos mais de R$ 130 milhões em bolsas de estudos para nossos alunos. Conheça os tipos de bolsas de estudo e veja se uma delas está de acordo com o seu perfil.

Bolsa por mérito acadêmico

Para concorrer a essa bolsa, é preciso ter um desempenho acadêmico excepcional. A bolsa por mérito acadêmico, ou merit scholarshipé dedicada àqueles que apresentam altas médias no boletim escolar e/ou acadêmico.

Geralmente, elas estão disponíveis em grande parte das universidades mundo afora, mas os Estados Unidos representam o país que oferece bolsas de estudo universitárias por mérito acadêmico em maior número e valor. Canadá e Reino Unido também são bons exemplos de países com grandes incentivos de bolsas acadêmicas.

Usualmente, as universidades avaliam as notas do estudante durante os quatro últimos anos da escola (incluindo também o 9º ano do Ensino Fundamental e os três anos de Ensino Médio), comparando-o com os demais estudantes da mesma série.

São analisas as notas nos exames padronizados exigidos pelas universidades, SAT e ACT; o seu nível de proficiência em inglês, avaliado pelo exame TOEFL ou IELTS; e também as atividades com que o estudante se envolveu fora do currículo obrigatório de sua escola, as chamadas atividades extracurriculares.

Por exemplo, ter participado e/ou ganhado uma Olimpíada Nacional de Matemática, ter sido contemplado com algum financiamento público ou privado para desenvolver uma pesquisa inovadora, ter feito trabalho voluntário ou ações que impactaram sua comunidade etc.

Avaliando esses requisitos em conjunto, as universidades (principalmente as dos Estados Unidos, que são as mais generosas em termos de bolsas de estudo) conseguem ter uma visão realista sobre o nível acadêmico e o engajamento do candidato para decidir o quanto poderá ajudá-lo financeiramente.

As bolsas variarão de acordo com o nível acadêmico do estudante e com o que a universidade poderá disponibilizar.

Bolsa por talentos específicos

Você é um excelente desenhista? Ou é daqueles que conseguem ter um extraordinário trabalho na área de dança? A bolsa de talentos específicos, ou a talent scholarship, pode ser uma boa oportunidade para você.

Ela contempla pessoas que têm habilidades incríveis em um segmento específico, como no campo das artes e da literatura.

Para conseguir essa bolsa, geralmente, o estudante deverá mostrar seu talento por meio de um portfólio, que reunirá seus melhores trabalhos (em cursos como arquitetura, moda ou cinema), ou um exame prático/audição que demonstre suas habilidades para aquela área (em cursos como atuação, música e dança).

Bolsa por necessidade financeira

Esse tipo de bolsa é destinada a candidatos que demonstram algum tipo de necessidade financeira e que, imprescindivelmente, precisarão desse incentivo para viabilizar seus estudos em uma universidade estrangeira.

Geralmente, alunos que recebem incentivos por necessidade financeira também têm altíssimo mérito acadêmico, justamente porque as universidades procuram candidatos que possam aproveitar melhor toda a estrutura e oportunidades oferecidas pelas instituições.

Também será solicitado ao candidato um histórico financeiro, que demonstrará a situação do estudante e de sua família. Alguns documentos são exigidos, como extrato bancário atualizado, declaração de imposto de renda e carta do banco, atestando os fundos totais mantidos.

Para entender melhor como é feita a seleção de alunos para bolsas por necessidade financeira, leia nossa matéria especial sobre o assunto clicando aqui.

Toda universidade oferece bolsa?

Não. A possibilidade de aplicar para uma bolsa de estudos depende do programa de cada universidade. Por isso, é importante identificar quais instituições que possuem o perfil do aluno oferecem a bolsa que a família necessita para viabilizar o projeto.

A Daqui pra Fora tem experiência em selecionar as melhores universidades com bolsa de acordo com o perfil do aluno, maximizando as chances de consegui-la.

Além desse “match“, o processo de requisição exigirá documentos complexos que devem ser preenchidos estrategicamente para assegurar a aprovação e a DpF orienta em todo esse processo.

Quer continuar por dentro de tudo sobre faculdade no exterior ? Então, assine a nossa newsletter!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?